terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Identidade Aromática.



A impressão produzida no olfato, mais conhecida como cheiro é um acontecimento que funciona como uma espécie de identidade e arquivo pessoal. Não importa onde estamos, e com quem estamos, o simples aroma daquele perfume tão conhecido pode nos deixar alerta para a possível presença de alguém, nos remeter a um determinado ponto do passado ou quem sabe aquele acontecimento que não sai da cabeça.

Esse assunto não me veio do nada, e para falar a verdade não tinha me dado conta dele por esse ponto de vista. Ao conversar com uma amiga sobre perfumes, acabei sendo indagado sobre quais eram meus perfumes, os que sempre utilizava, e que na opinião dela seriam minha identidade aromática. Nesse momento me dei conta de que não possuía uma, pelo menos não com esse objetivo.

Acho que cada um deve ter uma história particular sobre esse assunto que tanto mexe com nossos sentidos. Mas a questão aqui é outra, e consiste basicamente em uma pergunta: Qual é de fato minha identidade aromática? É uma questão filosófica que nos faz pensar e repensar cada fase de nossa vida em busca desse aroma perdido, numa tentativa de quem sabe encontrar uma parte de você mesmo.

Tudo vai ficando mais estranho quando me dou conta de que possuo em minha memória, um verdadeiro arquivo de aromas, e nenhum deles a meu respeito. Esse arquivo diz respeito a pessoas, lugares que passei, vivi ou mesmo situações que ocorreram na minha vida. Mas nada que eu possa usar como referência na minha busca por uma identidade própria quando o assunto é perfumes.

Talvez eu esteja sendo exigente em demasia querendo obter respostas acerca de um assunto do qual nunca dei muita importância, e que agora me veio à tona como numa espécie de obrigação cívica. Não me entendam mal, não vejo problema algum naquelas pessoas que possuem sua marca registrada, e até confesso que acho tudo isso muito atrativo. Apenas me pergunto se teria tal fragrância, e qual seria de fato a minha.

4 comentários:

  1. Acho que o cheiro marca não só um momento, mas, marca as pessoas. Nossa memória volta aquele instante ao sentir o cheiro em qualquer lugar! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho perfume para cada momento ou estado de espírito. Adorei o post! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. O cheiro diz muito mesmo sobre a pessoa, cada perfume tem sua característica e influencia psicologicamente em alguns momentos,as pessoas marcam muito sua presença pelo cheiro, eu adoro isso!

    ResponderExcluir