quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Princípio da Incerteza.



Certa vez vi uma frase que dizia mais ou menos assim: Confiança não se ganha, se conquista. Cada um que ler essa mesma frase pode vir a entender e interpretar de forma diferente o significado, ou até mesmo discordar. Mas um fato sobre a confiança é que ela influencia em tudo ao seu redor, definindo como pensamos, o que somos e o que fazemos.

Eu poderia descrever a confiança, como essencial nas relações humanas, qualquer uma que possa existir, e a falta dela como sendo uma verdadeira corrosão da alma. Sem ela ficamos a mercê da dúvida e dos fantasmas que teimam em fazer com que os nossos julgamentos se tornem sempre uma incerteza. O amor acaba, a amizade vira desconfiança e a raiva se torna mais comum.

É como uma infecção generalizada que transforma e degenera toda as crenças que antes eram tão certas. Em muitos casos perdemos completamente a vontade de tentar reconstruir o que foi perdido, e de conceder o perdão e retornar a vida como era antes. "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia". Nem tudo que se quebra pode ser concertado.

Alguém pode ler tudo isso e achar como sendo uma visão negativa e derrotista, como se tudo na vida sempre fosse uma incerteza. No bem da verdade, não é essa a minha intenção, e posso garantir que seria capaz de dar um voto de confiança, mesmo com todas as células de meu corpo entrando em estado de alerta. Mas me pergunto se somos nós ou os outros que mudam com a desconfiança?