sábado, 10 de abril de 2010

A Nova Comunicação.


Acho que estou funcionando em outra frequência, numa tecnologia ultrapassada que não consegue mais entender o que se passa ao redor. Nada do que eu tenha aprendido ou pense ser o adequado está em uso nesses dias atuais. Não é nenhum exagero, sou uma tecnologia dos anos 80, e se cada um tiver que procurar um slogam, posso até arriscar: "Eu sou aquele romântico a moda antiga".

Não, não é nenhuma frase de efeito, acabei de chegar de uma saída com amigos, e o que mais me chamou a atenção foi perceber como estava por fora de tudo, o que me fez questionar no que realmente estaria fazendo ali. É como se andássemos de um lado para o outro falando e tentando entender o que está acontecendo ao redor, na esperança de que o que alguma coisa naquele universo faça algum sentido.

Não vou tomar esse meu comportamento como um prática geral, um padrão, mas as vezes penso que as mulheres em alguns sentidos são extremamente contraditórias no que dizem querer de um homem. Se a analogia da liguagem não ficou clara no primeiro parágrafo, vou tentar colocar de outra forma. Parece que em certos momentos estamos em frente a um tabuleiro de xadrez, arriscando cada uma de nossas peças numa jogada que nem mesmo sabemos como jogar.

Com certeza irão aparecer pessoas dizendo que não é bem assim, que esse é um caso isolado, e que existem milhares de casos que podem comprovar o contrário. Olha, se for assim, jogo no lixo tudo que já ouvi dizer que era para ser feito, e agora me pego sem saber o que fazer e como agir. Pois é, sou, ou somos confusos. E não adianta vir beltrano ou sicrano dizendo que o certo é ser dessa ou daquela maneira. Dá no mesmo, a linguagem permanece um mistério.

Esse pode parecer um ralato negativista, ou mesmo derrotista, e alguns podem imaginar que estou sendo perjorativo ao tratar desse assunto. Mas não é o caso, e para ser bem honesto espero estar errado, e quem sabe alguma alma cristã possa me esclarecer como está funcionando a linguagem atualmente, pois nesse mundo Wi-fi, fico parecendo um idiota que não entende mais nada, colocando Bombril na antena para ver se a imagem melhora.

Com certeza deveão aparecer mulheres dizendo não entender os homens, da mesma forma dos casos aqui descritos. E mesmo aquelas que irão dizer que nada disso acontece de verdade, no fundo também não devem entender como nós funcionamos. Fico pensando se a nossa imagem, a de nós homens, está tão ferrada assim, ao ponto de que tudo que fazemos está sujeito a disconfiança. No final, continuarei na minha solitária missão de encontrar uma resposta para tudo isso.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

"BEM VINDO A MATRIX"


Uma coisa que me chamou a atenção nesses últimos anos, foi justamente as interações humanas, principalmente aquelas de querer conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Até aí nada de grandes novidades, a não ser pelo meio utilizado para para tal finalidade. Msn, Bate Papo, orkut, twitter, facebook entre outros, são agora mais uma alternativa de conhecer pessoas, e quem sabe se dar bem.

Pois é, "BEM VINDO A MATRIX", e essas ferramentas estão cada vez mais em evidência, sendo usadas para as mais diversas finalidades. Para aqueles que não acreditam, eis algumas casos que já viraram motivos de gozação. Tem aquele onde o cara, despretensiosamente pergunta se a menina tem msn, numa desculpa clara de garantir um futuro contato. Pedir ou perguntar se a menina tem orkut é a pior de todas, e vc corre o perigo de ser visto como um mamão.

Mas entre esses que mencionei, acredito que o mais direto e eficaz, é o velho e bom Bate Papo, carinhosamente apelidado de lanchonete virtual. Cada um que tire suas próprias conclusões, mas posso garantir, por experiência pessoal, que as chances de vc conhecer pessoalmente a figura são bastante animadoras. Sem falar que em muitos casos os encontros não passam do 1º e único, afinal é bastante conveniente fazer a análise, aproveitar e resolver se dá ou não para seguir adiante.

Existe aquele ditado que diz que "O Mundo é Cruel", então não sei o que dizer do "Mundo Virtual" e suas inúmeras possibilidades. Sem a menor preocupação, ou remorso, podemos criar o perfil mais que perfeito que nos seja conveniente, e simplesmente deixar no esquecimento após resolvido os assuntos. E tudo é tão prático que já existem pessoas que praticamente só conhecem outras pela internet, e passam a ter suas vidas ditadas pela web.

Ei, o que não mata me fortalece, e não vou mentir que em certos momentos, recorrer a internet tem lá suas vantagens. Mas não posso deixar de dizer que de alguma forma, acho tudo isso meio vazio. A questão aqui é apenas uma, simplesmente é muito conveniente conhecer primeiro o perfil da pessoa, com fotos, gostos e prováveis defeitos, para depois escolher se vale a pena ou não seguir a diante. No fim de todos esses questionamentos, me pergunto se a MATRIX de fato é o melhor caminho.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Namoro ou Amizade?


Estava conversando com uma ex-namorada minha, e por acaso ela começou a falar que tinha acabado mais um relacionamento. Não pude deixar de comparar o caso com o que tinha acontecido com nós dois, mas deixei ela concluir o raciocínio dela. Depois de falar quase tudo que tinha a dizer, foi minha vez de perguntar: O que vc achou ruim no nosso namoro? Pode ser sincera, nunca tive oportunidade de saber?

Pois é, quem não gostaria de saber o real motivo, mesmo já tendo uma idéia sobre a resposta. E eis que minhas espectativas estavam certas, quando ela respondeu:
- eu percebí q o q eu sentia por vc era mais amizade do q amor.
- aí eu tive medo de te magoar, pq percebí q vc queria continuar namorando, e eu nao.
- por isso resolvi terminar logo.
- acho q foi isso q aconteceu novamente comigo agora.
É, amizade, e isso não me surpreendeu. O que me chamou a atenção foi que isso aconteceu mais duas vezes comigo.

Bom, não teve como evitar aqueles questionamentos que sempre nos fazemos nesses casos, e o primeiro foi ver que isso era muito comum quando nós homens queríamos dar um fim a um relacionamento, era a melhor desculpa, não falhava. Não que isso não ocorresse com as mulheres também, mas para mim era novo estar naquela situação, e para ser bem honesto, a melhor palavra é constrangido.

Existem aqueles que ligam o "DANE-SE" e seguem em frente como se nada tivesse acontecido. Mas também existem aqueles que, infelizmente, sofrem ou no mínimo ficam mais confusos de como agir daquele momento em diante. E aí, como já havia mencionado, é melhor agir príncipe encantado ou lobo mau? Na verdade, embora eu e muitos outros falemos isso, acredito que na prática tudo é muito diferente.

Na verdade, vejo agora que não existe essas coisas de ser assim ou assado, simplesmente temos mesmo é que experimentar e ver no que vai dar. Essa coisa de prever o futuro, se é que é possível, deixo para os ciganos. Na pior das hipóteses, a melhor suposição que faço a respeito desse assunto, é que não dá para esperar nada das pessoas, podemos apenas viver e experimentar para ver se vai dar certo.