quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bebendo com Casais.


Estava um dia desses num dos bares da moda, aqueles que tanto faz você ir sozinho como com sua namorada ou esposa, pois a diversão é garantida de qualquer forma. Mas o que me chamou a atenção não foram as pessoas nas mesas vizinhas, mas na minha própria mesa. Me ocorreu naquele momento que eu era o único solteiro da mesa, e que melhor situação para estudar o comportamento social dos casais do que aquele, e principalmente regado a boas doses de álcool.

Pois é, passei a ser uma espécie de espião de minha própria mesa, já que o meu objetivo agora era identificar padrões de comportamento. Estava atento a cada comentário, cada assunto e principalmente às reações de cada um dos casais a medida que bebíamos mais e mais. Consegui identificar algumas fases bem interessantes, mas ainda assim tinha que classificar cada uma, e aí é que veio a parte engraçada, descrever as fases.

Fase 1: Nessa etapa todos ainda estão se aclimatando com o local e escolhendo o que beber. O homem se torna doutor em todos os assuntos possíveis, tentando fazer valer seu ponto de vista a quem entre na conversa. As mulheres não precisam provar que sabem do assunto em questão, apenas se reversam sem parar. Por sinal, o ritmo com que o assunto muda na roda de mulheres é 2 vezes mais rápido do que na roda masculina. Mas essa é a 1ª fase, acabamos de chegar no bar.

Fase 2: Esta é a fase mais interessante e delicada, pois as conversas passam a ter a participação de quase todos da mesa, e os comentários nem sempre saem a gosto de uma das partes do casal. É justamente nesse ponto, ténue, que algumas brigas e mal entendidos surgem na mesa, e ter jogo de cintura é uma regra básica para se reverter o mal entendido. Para os casais que escapam dos desentendimentos, existem grandes possibilidades de um fim de noite mais interessante.

Fase 3: Ainda não é o fim de noite, e depois de saborear alguns petiscos, regados a copos e mais copos, ainda existe chance para salvar a noite. O que se vê são as mais variadas tentativas de se redimir, e nesse momento vale tudo. Cada um, mulher ou homem, passa a fazer uso de suas melhores artimanhas na expectativa de se juntar aos demais casais num fim de noite mais agradável. Nada está perdido, pois com o nível de álcool mais elevado um milagre pode acontecer.

Fase 4: Essa etapa encerra a noite, e os cenários podem ser os mais variados, com caras fechadas para cada um dos lados, ou mesmo com sorrisos e beijos. E não se pode descartar as possibilidades de se esticar a noite em um outro bar, em um lugar mais calmo ou mesmo em casa. Para um bom observador, esse é o momento onde você consegue identificar o perfil de cada casal e tirar suas conclusões. Como eles agem um com o outro, respeito, atenção, tolerância e afagos.

Cada casal age de uma forma singular, existem aqueles de pavio curto, os que oscilam entre carícias e farpas, os melosos, os divertidos e até mesmo uma combinação de um ou mais casos. Na verdade, e para ser bem direto, podemos encarar tudo como uma estrada com uma bifurcação, um caminho em "Y", onde se vai seguindo, seguindo, e lá no final, dependendo do desempenho da noite, cada casal irá encontrar um caminho, que digamos, fez por merecer.