terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Biologia Pode Explicar.



Existem certas coisas num relacionamento que acho que nunca vou entender bem como acontecem. Estava lendo um texto na internet, onde uma mulher relatava sobre sua vida afetiva e em um trecho ela dizia o seguinte: “Parece que o homem não sabe muito lidar com a paixão de uma mulher. Eles ficam assustados e a gente sem querer, mesmo segurando, uma hora ou outra demonstra que tá super na dele”.

Outra coisa interessante que ela escreveu foi a seguinte: “O fato é que eu percebo que precisamos ter aquela sensação de conquista todos os dias, como se a pessoa não estivesse inteiramente na nossa”. É como quando olhamos para uma garota e simplesmente não tiramos mais o olho dela. Ela passa a povoar todos os pensamentos, e nossa meta passa a ser a de desejar e conquistá-la para nós.

É uma sensação que cada um de nós já deve ter passado, como aquela ânsia de ver a pessoa todos os dias, de felicidade boba só de olhar um sorriso nos seus lábios. E aí me lembrei de biologia, mesmo não sendo biólogo, e me perdoem se houver algum erro, mas tentei entender todas essas sensações que nosso corpo experimenta quando estamos tentando conquistar alguém, ou simplesmente estamos no começo da relação, aquela fase maravilhosa onde tudo são coincidências e alegrias.

Pois é, em situações como essas mencionadas anteriormente, a biologia pode explicar alguns desses fatos. Nosso corpo secreta uma série substâncias que nos dão as chamadas sensações de prazer em bem estar. Então resolvi pesquisar e tentar entender um pouco essas reações, de paixão, de medo e conquista para quem sabe encontrar algumas explicações para o que essa menina escreveu nas duas passagens, e que realmente acontecem. Um exemplo:

Para atingir o orgasmo, o sistema nervoso envia ordens ao coração para que os batimentos cardíacos se acelerem. A adrenalina, é jogada no sangue e dilata as artérias, aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos envolvidos nas atividades sexuais. Para uma melhor oxigenação do sangue, os pulmões aumentam o seu trabalho, e a respiração se torna curta e rápida. O suor aumenta, provavelmente para dissipar o calor acumulado do corpo.

E tem mais: A endorfina é produzida em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem estar. Durante o orgasmo essa substância é liberada na corrente sanguínea, provocando uma intensa sensação de relaxamento no casal e alguns até adormecem após a relação. Sem falar em: Melhorar o estado de espírito (bom humor) e aumentar a disposição física e mental.

Será que esse é o grande mistério das relações homem e mulher quando recém iniciadas, essa contaminação química de substâncias secretadas pelo nosso organismo? Será que a diminuição ou a busca dessas substâncias e suas reações no nosso organismo respondem essas questões sobre paixão, medo e a necessidade da conquista? Será que somos viciados nessas sensações? Deixo essas perguntas no ar.

2 comentários:

  1. isso sim é um mistério viu Lobo... me propôs a reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Lobo, para isso recomendo chocolate. Li um texto que trata disso, vejamos:

    "A teoria de Dulciléia tem lá o seu fundamento. O chocolate libera endorfina no cérebro, aquela substância que proporciona sensação de satisfação. "O triptófano, que está na composição do chocolate, estimula a produção de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, bem-estar e felicidade", explica a nutricionista Silvia Sampaio. Ela revela ainda outro segredinho do doce: o aumento da produção de feniletilamina, substância liberada no cérebro quando estamos emocionalmente excitados. "Fora isso, ele ainda é uma excelente fonte de energia por conter substâncias estimulantes que aumentam a concentração", diz ela. Mas, claro, tudo na quantidade certa. Exagero de chocolate pode dar em espinhas, problemas digestivos e até em mais carência. "Não só por produzir reações químicas, mas o chocolate, como qualquer outra coisa, pode virar uma muleta em momentos de dificuldade sentimental. E aí não é legal", comenta ela."

    Gostou? O título é:

    Pra onde vai sua carência?
    Por: Fernando Puga - Site Bolsa de Mulher
    http://www.homemdemello.com.br/psicologia/carencia.htm

    Bjssss

    ResponderExcluir