domingo, 26 de setembro de 2010

O Jeito Híbrido de Ser.



Somos movidos em nossas vidas basicamente por dois tipos de formas de agir, o racional e o emocional. Cada um com vantagens e desvantagens, havendo aquelas pessoas que possuem mais características de um em detrimento ao outro, ou quem sabe aqueles a quem considero sortudos, e que conseguem o equilíbrio entre essas duas formas de agir.

Fazendo uma comparação entre esses dois estilos, eu arriscaria dizer que a razão corresponderia a uma pessoa com uma forma cautelosa e prudente de ver os acontecimentos, avaliando cada situação da forma como deve ser, “doa a quem doer”. Já o sujeito emocional me faz lembrar em muito um Kamikaze, com uma forma intensa e inesperada, avaliando a situação no estilo “dure o quanto durar”.

É difícil parar para decidir qual das duas formas usar quando se está gostando muito de alguém. Uma situação bem provável de acontecer é a de esse alguém ser bastante racional, enquanto você voa as cegas com um avião carregado de sentimentos. Todas as outras situações de combinações são curiosas e dignas de estudos aprofundados. A questão aqui é conseguir enxergar bem todo o contexto ao seu redor.

Mas fica uma pergunta, será que dá para escolher como agir, ou simplesmente não percebemos quando estamos agindo com prudência ou como kamikazes? Para aqueles que não percebem a sua forma de agir com relação aos assuntos do coração, tudo pode se tornar mais complicado, e terminar de forma dolorosa. Se você não é um “Híbrido” dessas duas formas de agir, é bem provável que vá encontrar situações complicadas.

Bem difícil ser racional quando as emoções estão a flor da pele, e ser emotivo quando estamos agindo de forma sensata e racional. Já tive minha fase puramente emotiva, e deixava tudo ao sabor do vento, sem me preocupar com acontecimentos futuros, vivendo um dia de cada vez. Não preciso dizer que houve conseqüências, e hoje me considero mais racional que emotivo. O receio de ser apenas emotivo ou apenas racional faz com que eu queira ser cada vez mais um híbrido.

2 comentários:

  1. Belo post!! Concordo com o equilibrio que vc descreveu aqui, é dificil, mas o ideal é dosar um pouco do emocional, e um pouco do racional. DE uns 4 ou 5 meses para cá, tenho aprendido a fazer isso, e acredite, a relação que vivo agora melhorou muito seguindo essas dicas... rsrsrs.
    bjs;)

    ResponderExcluir
  2. Parece que todos nós experimentamos a emoção ou a razão em determinadas fases de nossas vidas.

    O ideal é saber dozar cada uma e em seus respectivos momentos! Difícil não é? E quem disse que seria fácil escolher.

    As consequências dessas escolhas "erradas" é que nos fazem mudar. Eu também mudei, fazer o quê? Vida de kamikaze é tão difícil...

    AMEIIIII o post!!!!

    ResponderExcluir