domingo, 25 de julho de 2010

A Verdade Perdida.



Sempre estamos perdendo coisas que gostamos ou que precisamos, e não existe hora, lugar ou mesmo uma situação específica para acontecer. Quando menos esperamos lá estamos nós com a cabeça completamente tomada por um único pensamento, o de reaver aquilo que foi perdido.

Passamos e repassamos todos os passos mentalmente tentando imaginar onde podemos ter perdido aquilo que tanto queremos, ou precisamos, e em muitos casos nada de respostas. A ansiedade toma conta de nosso corpo, e naquele instante parece que tudo ao seu redor não tem mais importância.

Mas e se o que perdemos não for um objeto, um documento, ou mesmo as chaves do carro. E se o que perdemos for uma coisa mais difícil de reaver, como a confiança e a credibilidade de uma pessoa de que gostamos muito. Tudo que antes era apenas um simples problema se torna uma angústia e aflição para nós.

Deixa de ser aquela situação de sair olhando e procurando em todos os cantos da casa. Nesse momento começamos a passar e repassar cada momento das últimas horas, tentando imaginar onde tudo ocorreu, onde erramos, e mais precisamente, o que poderíamos ter feito para evitar tudo isso.

Além de achar as respostas para o acontecido, passamos a procurar uma solução para essa situação indesejada. Não são apenas as respostas para o ocorrido, mas também a busca por uma solução que te traga de volta a confiança e a credibilidade da pessoa que tanto gostamos. Tudo muito difícil, mas não impossível.

O problema agora é que, até encontrarmos as respostas para essas questões, passamos a conviver diariamente com o sentimento de perda. O mesmo sentimento que temos ao perder as chaves do carro, só que muito mais forte e intenso. A busca diária pelas respostas que procuramos se incorpora às atividades do dia.

Mesmo com a ansiedade da perda e a ânsia pelas respostas, gosto muito de pensar numa frase que realça bem o que sentimos: “A Verdade Liberta”. Liberta da ansiedade, da aflição e da angústia, te fazendo completo mais uma vez. Nada como recuperar aquele pedaço de você que até então era considerado falso e ruim.

2 comentários:

  1. Perder, ganhar


    Com as perdas, só há um jeito:

    perdê-las.

    Com os ganhos,

    o proveito é saborear cada um

    como uma fruta boa da estação.

    A vida, como um pensamento,

    corre à frente dos relógios.

    O ritmo das águas indica o roteiro

    e me oferece um papel:

    abrir o coração como uma vela

    ao vento, ou pagar sempre a conta

    já vencida.


    (Lya Luft)

    ResponderExcluir
  2. Ganhar a confiança de alguém é muito fácil, quebrá-la ídem.... reconquistá-la é praticamente impossível. Além de persistência, é necessário ter uma boa dose de vontade, tempo, dedicação, e cuidado. Muito cuidado. Boa sorte!

    ResponderExcluir