sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Velha Falta de Comunicação.



Um dos assuntos que mais falo aqui nesse blog é justamente a respeito de comunicação, e mais precisamente da falta de comunicação. Isso acontece o tempo todo a nossa volta, com familiares, amigos, namoradas, noivas e esposas, e o que continuo sem entender é porque não aprendemos com esses casos, facilitando muita coisa em nossas vidas. Na maioria dos casos, apenas uma palavra, ou um gesto são suficientes para acabar com nossa tranqüilidade, alegria e amor pelo outro.

A teimosia é outra inimiga constante e presente no cotidiano de muitos casais, quando uma das partes insiste numa posição, no qual não há espaço para o outro. Insistir num ponto de vista é importante e depende da personalidade de cada um, mas não dar ouvidos aos conselhos, ou opiniões do outro, geralmente causam sérios desentendimentos, falha de comunicação. Chega a ser frustrante as tentativas de tentar consertar tudo e nada.

Não é minha intenção querer generalizar que esse é um comportamento comum em todos, mas apenas refletir como certas situações de conflito podiam muito bem ser resolvido com a cabeça fria, bom senso e principalmente reconhecendo quando erramos. Mas o que continuo observando é exatamente o contrário, a quase inexistência de paciência de cada um de nós para tentar resolver tudo, evitando assim separações dolorosas.

Que fique essa dica para aqueles que reconhecem serem intransigentes e teimosos, sem mencionar aquelas pessoas que guardam mágoas facilmente. Parem um pouco e reflitam se o mais importante é o seu ponto de vista apenas, ou esclarecimento da situação indesejada e imprevista. Não entendo, mesmo já tendo passado por situações como estas, ver que tudo isso se repete sempre, e aí, lá se vai uma amizade, um namoro, um casamento.

3 comentários:

  1. Lobo, ao ler esse post pensei imediatamente em Fernando Pessoa que tanto tratou desse assunto em seus maravilhosos poemas.


    "É fácil trocar as palavras,
    Difícil é interpretar os silêncios!
    É fácil caminhar lado a lado,
    Difícil é saber como se encontrar!
    É fácil beijar o rosto,
    Difícil é chegar ao coração!
    É fácil apertar as mãos,
    Difícil é reter o calor!
    É fácil sentir o amor,
    Difícil é conter sua torrente!

    Como é por dentro outra pessoa?
    Quem é que o saberá sonhar?
    A alma de outrem é outro universo
    Com que não há comunicação possível,
    Com que não há verdadeiro entendimento.

    Nada sabemos da alma
    Senão da nossa;
    As dos outros são olhares,
    São gestos, são palavras,
    Com a suposição
    De qualquer semelhança no fundo."

    (Fernando Pessoa)



    Não é maravilhoso?

    ResponderExcluir
  2. Nada melhor do que um poema de um grande nome da literatura brasileira, para exemplificar bem a questão do entendimento. Realmente maravilhoso.
    Obrigado pelo comentário.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esse tema rende muito e esse poema retrata tudo.

    Beijos!

    ResponderExcluir