segunda-feira, 25 de abril de 2011

É Apenas um Fim ou um Novo Começo?


É verdadeiramente incrível como podemos nos enganar acerca de quem de fato é uma pessoa. Ao conhecermos uma pessoa, seja por motivos afetivos, ou mesmo por amizade, logo identificamos pontos em comum, que naquele instante alimentam mais e mais nossa curiosidade e aquela sensação de simpatia por encontrar tantos pontos em comum.

Todo começo é bom e nos traz infinitas promessas de um caminho tranquilo, cheio de planos e sem aquelas dificuldades que poem em cheque o tal relacionamento. Não são as dificuldades do caminho que destroem essa amizade ou relação, mas sim a forma como cada parte faz para superar tais momentos, sejam juntos ou individualmente.

Partindo da premissa de que todos nós possuímos falhas e cometemos enganos, nada mais adequado do que saber perdoar o outro e principalmente a nós mesmos. Estamos aqui por algum motivo, e se o fato de encontrar essa pessoa fazia parte de um plano maior, que ao menos esse aprendizado tenha servido como crescimento humano.

Não é burrice dizer que mais se aprende com os erros do que com os acertos, desde que tais erros não voltem a se repetir. De nada adianta sentir revolta por uma situação que não prosperou como esperávamos. Pode parecer estranho, mas cada relação que se acaba foi bem sucedida durante um certo período de tempo.

O fim apenas representa o fato de que mais nada se poderia aprender estando junto com aquela pessoa. Infelizmente nem sempre uma ou as duas partes envolvidas conseguem enxergar dessa maneira o fim. Aqueles que persistem em continuar, digo apenas que nada aprenderam com os erros e acertos vividos.

A simplicidade da aceitação sobre o fim e o entendimento de todo o contexto de uma separação, ou estapa de nossas vidas, nos mostra apenas que uma nova está por começar logo. Não somos seres imutáveis, mas sim organismos que mudam com o tempo, e dessa forma, entender que com o fim algo acaba de começar.

2 comentários:

  1. Acredito que todos nós tenhamos grandes e boas histórias pra contar e, com toda certeza, todos tiramos grandes lições de qualquer situação. Acredito que precisamos aprender todo dia com todo mundo que entra e sai da nossa vida, nada acontece a toa, mas é fundamental que estejamos abertos, disponíveis e dispostos a aprender e a mudar, pq não? Lógico que não podemos apagar da lembrança ou da nossa história o que passou, mas também não precisamos viver presos ao passado. Acho que quando a gente consegue soltar e se libertar, emocionalmente e energeticamente de uma situação é pq estamos prontos pra seguir em frente e dar um novo passo sim na nossa vida. Tenho uma frase comigo, que é quase como um mantra pra mim que diz assim: Quando nossa energia muda. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir